O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Rio Grande do Sul analisou o “Gel Higienizador de Mãos – Álcool em Gel 70, 400ml”, fabricado pela Wave Innovation Solutions, de Itajaí, e concluiu que a concentração de álcool etílico é inferior aos 70% recomendados para o combate ao coronavírus. As amostras foram obtidas em farmácia de Porto Alegre.
Foram emitidos dois laudos, que concluíram que o produto continha 35,6% e 48,5% do antisséptico, contrariando resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Ministério Público do Rio Grande do Sul recomendou, hoje, que os governos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul recolham o produto imediatamente para que não seja comercializado.
De acordo com informações do MP gaúcho, o produto também não estava satisfatório na determinação do pH, aspecto e rotulagem. “Já faz alguns dias que os laudos foram finalizados e ainda não houve o recolhimento do produto, que segue sendo comprado”, informou o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho em sua recomendação enviada aos governos estaduais. Disse ainda que “consumidores que acreditavam estar comprando um produto eficaz, mas que, na realidade, os deixaram ainda mais suscetíveis de contrair e propagar a Covid-19, o que torna o fato gravíssimo por comprometer a saúde e ordem públicas”.
Em nota, a empresa alega que o produto testado pode ter sido fabricado por falsificadores.
Nota de esclarecimento
A empresa WAVE INNOVATION SOLUTIONS vem por meio desta informar sobre as supostas notícias de recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Sul que está sendo vinculada em mídias sociais e informes jornalísticos. Desconhecemos qualquer teste ou laudo efetuado com nossos produtos. Nem sabemos se de fato o produto informado realmente foi produzido por nossa indústria. Durante esta pandemia existem muitas indústrias clandestinas e falsificadores de produtos ilegais, sem registros e sem laudos de controle de qualidade. Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade e informamos a todos os nossos clientes que os nossos produtos estão devidamente regulamentados junto aos órgãos fiscalizadores e que a empresa efetua o controle de qualidade de seus produtos conforme os padrões estabelecidos por lei.
Notícia atualizada em 26 de junho às 11h31.
Telegram
Para receber as notícias pelo Telegram, entre no canal pelo link t.me/itjdigital
Compartilhar