O Governo do Estado de Santa Catarina entregou ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen hoje (27) um total de 20 respiradores e 12 monitores. Os equipamentos já eram aguardados para auxiliar a unidade de saúde a ampliar o número de leitos de UTI disponíveis para tratamento dos pacientes afetados pelo coronavírus.
A perspectiva é que 12 novos leitos sejam ativados já nesta semana e mais oito em breve, fazendo com que o hospital chegue a 69 leitos de terapia intensiva. A aquisição dos oito monitores que faltam para compor o conjunto de 20 equipamentos será realizada pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) nos próximos dias.
Ampliação de número de leitos
De acordo com informações da Prefeitura de Itajaí, o governo estadual firmou o compromisso de fornecer condições para a implantação de 99 leitos exclusivos para tratamento dos pacientes de coronavírus da região em Itajaí. Até agora 20 foram ativados e os equipamentos completos para mais 12 estão no hospital para instalação, num total de 32 leitos. Os respiradores foram adquiridos da empresa WEG, de Jaraguá do Sul.
As informações fornecidas pelo hospital são de que no final da manhã de hoje a ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de covid-19 estava em 80% e a ala de isolamento tinha 72% de ocupação. O Governo do Estado informou que, além de doar equipamentos para hospitais de outras regiões, também manteve sete unidades como reserva técnica para atender alguma região que esteja em situação de emergência.