Apesar de boa parte da economia do país estar parada por conta da pandemia do coronavírus, o Porto de Itajaí divulgou que teve um crescimento significativo na movimentação do mês de março em comparação ao mesmo mês do ano passado e no total acumulado do trimestre.
Juntos, os berços da APM Terminals (1 e 2) e os públicos (3 e 4) tiveram um aumento de 21% na movimentação de contêineres, fechando o trimestre com 22% de crescimento em relação ao ano anterior. O número de navios também aumentou 19% nos berços públicos, nos quais atracaram 44 navios no período. No acumulado do trimestre, o crescimento de atracações foi de 16% em relação a 2019.
“Esse crescimento de 21% em março e 22% no trimestre não é isolado, é resultado do acumulado do crescimento de 150% dos últimos três anos. Isso nos deixa muito felizes, porque não é só falar sobre números estatísticos, é falar da geração e manutenção de emprego, da geração de riqueza em Santa Catarina que é o que nos motiva a enfrentar todas essas adversidades”, comemora o superintendente do porto, Marcelo Werner Salles.
Espectativas para 2020
De acordo com informações oficiais, há uma tendência de retração no movimento do porto nos próximos meses, mas a equipe técnica ainda está otimista com o resultado esperado para 2020.
“Santa Catarina tem uma indústria forte com penetração no mercado internacional e também depende das importações de matéria prima para manter suas atividades, isso vai nos ajudar a manter e recuperar a movimentação.”, explica o diretor geral de operações logísticas do porto, Heder Cassiano Moritz. Ele também destaca que a perspectiva é de que até o final do semestre Itajaí já possa iniciar as operações dos navios maiores, de até 337 metros, que podem ajudar a melhorar o cenário.
Telegram
Para receber as notícias pelo Telegram, entre no canal pelo link t.me/itjdigital
Compartilhar