Itajaí Digital

Aglomerações em bancos têm gerado preocupação em Itajaí

Pelo menos quatro agências bancárias de Itajaí estavam utilizando poucas das medidas na prevenção do coronavírus estabelecidas na portaria nº 192/2020 da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina na tarde de ontem (01). As agências verificadas foram as do bairro São João, nas áreas de autoatendimento. Todas fizeram alguma sinalização visual para que os clientes fiquem a uma distância mínima uns dos outros, mas medidas mais drásticas como a limpeza dos terminais e controle de acesso externo estão sendo negligenciadas.

De acordo com informações do 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí, a PM tem realizado rondas diárias nos bancos, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito e até agora tem conseguido o cumprimento das medidas através de diálogo e orientação. Ainda de acordo com a PM, caso seja constatado o descumprimento das medidas, pode ser exigido o cumprimento em até uma hora e no caso de os problemas não serem resolvidos no prazo pode haver interdição da agência.

A quantidade de pessoas aglomeradas nos bancos têm reduzido em relação ao primeiro dia que as agências foram autorizadas a funcionar, mas ainda geram preocupação. Para evitar estas as aglomerações, que são um risco de disseminação do covid-19, o pedido tanto das instituições bancárias quando dos órgãos públicos é para as pessoas evitarem ao máximo as idas aos bancos, utilizando, sempre que puderem, outras opções como os serviços via aplicativos para celular ou internet banking.

Itaú

Na agência do Itaú (rua Heitor Liberato) não havia álcool gel para uso dos clientes na área dos caixas eletrônicos, não havia funcionários fazendo a limpeza dos terminais após o uso, nem controle de acesso em área externa. Por meio da assessoria de imprensa, o banco alega que está disponibilizando álcool gel nas áreas de autoatendimento, mas os próprios usuários estão furtando os frascos. Em relação a esta questão, a Polícia Militar informou que não recebeu nenhuma denúncia formal sobre os furtos.

Em relação às outras determinações, o Itaú manifestou entendimento de que só valem para a área de atendimento, da porta giratória para dentro, entendimento este refutado pela PM. Ressaltou ainda que o banco tem tomado diversas medidas em todo o Brasil e, seguindo a orientação da Febraban, alterou o horário de funcionamento, atendendo das 9h às 10h somente aposentados e pensionistas, e das 10h às 14h o público geral.

Itaú do São João | Foto: Thiago Floriano

Banco do Brasil

Na agência do Banco do Brasil (rua Heitor Liberato) há vários frascos de álcool gel disponibilizados aos clientes, mas sem orientações nem funcionários efetuando a limpeza dos terminais de autoatendimento após o uso. Além disso, a agência não tem controle externo de acesso, causando aglomeração na área dos caixas eletrônicos. A divisão de atendimento à imprensa do Banco do Brasil alega que definiu medidas gerais para as agências de todo o Brasil e que reforçou os procedimentos de limpeza, contratando inclusive equipes extra para tal fim. Comunicou ainda que as agências são rotineiramente fiscalizadas pelos órgãos públicos e que não há nenhuma ocorrência registrada até o momento.

BB do São João | Foto: Thiago Floriano

Caixa Econômica Federal

Na agência da Caixa (rua Indaial) não havia controle de acesso externo para limitar o número de pessoas dentro da área de autoatendimento. Até o fechamento desta notícia, nossa equipe não recebeu resposta do banco.

Caixa do São João | Foto: Thiago Floriano

Bradesco

Na agência do Bradesco (rua Indaial) havia um único frasco de álcool gel visível para os clientes. Também não havia funcionários fazendo a limpeza dos terminais após o uso, nem controle de acesso na área externa. Em resposta, a assessoria de imprensa do banco explicou que tem orientado os clientes a priorizar os serviços em canais digitais e que adotou procedimentos como ampliar a rotina de limpeza e disponibilizar álcool gel nas suas dependências. Contudo, não se manifestou sobre o cumprimento das exigências impostas pela portaria estadual.

Bradesco do São João | Foto: Thiago Floriano

Fiscalização popular

A PM orienta que o cidadão, ao se deparar com alguma irregularidade, faça a denúncia pelo 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Quer saber mais sobre as exigências?

Leia a Portaria 192/2020 na íntegra

Quer deixar sua opinião?

Envie seu comentário pelo formulário abaixo