A concentração de pessoas e a realidade econômica de cada bairro não são iguais. O número de casos de coronavírus (covid-19) provavelmente também não. Provavelmente porque a Vigilância Epidemiológica de Itajaí se recusa a passar informações sobre a incidência da doença nos bairros do município para esclarecer a população sobre os focos de maior concentração do vírus.
A falta de transparência contrasta com a capital Florianópolis e com municípios próximos, como Brusque e Blumenau, que já divulgaram as estatísticas por bairro. Alguns desses números apontam que há grandes diferenças dentro de cada cidade. No caso de Brusque, que tem menos habitantes que Itajaí e menos de 60% do número de casos confirmados, por exemplo, a Prefeitura têm divulgado o número de casos por bairro há pelo menos 10 dias, quando ainda tinha somente 36 confirmados.
Em nota, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí alega que divulgar os casos por bairro seria ferir o sigilo do paciente, mas qual a diferença em termos de sigilo de uma estatística por bairro e outra por cidade quando se tem 86 casos confirmados? Para o presidente da OAB Subseção Itajaí, Renato Felipe de Souza, as informações por bairro não ferem o sigilo do paciente. “Não há problemas porque não utilizam dados individualizados, apenas dados coletivos”, explicou.
Confira abaixo a resposta da Vigilância Epidemiológica.
Nota
A Vigilância Epidemiológica de Itajaí não informa dados pessoais de casos confirmados de coronavírus, pois isso fere o sigilo do paciente, visto que trata-se de uma cidade de pouco mais de 200 mil habitantes. Além disso, neste momento de enfrentamento à pandemia, não cabe divulgar os bairros com casos, pois a Vigilância entende que todos os moradores, independente da localidade, devem seguir as recomendações de isolamento social e medidas de prevenção e higiene.
O que o governo de Itajaí não explica é que os casos de dengue são divulgados por bairro. Qual a diferença do sigilo dos pacientes com uma doença ou outra?
Telegram
Para receber as notícias pelo Telegram, entre no canal pelo link t.me/itjdigital
Compartilhar