Itajaí Digital

Redução das receitas do município pode comprometer pagamentos

De acordo com informações da Prefeitura, município não deve ter dinheiro para pagar 13º dos servidores no prazo.

O secretário da fazenda de Itajaí, Erico Laurentino, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (07) para falar sobre a situação econômica do município. Ele anunciou uma redução expressiva nas receitas públicas e afirmou que a Prefeitura já está utilizando a reserva do 13º dos servidores para honrar a folha de pagamento do mês.

As estimativas não são otimistas. “Deveremos ter um conflito entre receita e despesa em junho. […] Mesmo com a participação da União na ordem de 27 milhões, possivelmente se pagará a folha, mas com certeza esse que vos fala não poderá pagar 50% do 13º“, explicou Erico. Disse ainda que se a situação da pandemia perdurar ou se agravar, em julho o município deve ter problemas com a folha de pagamento e com fornecedores.

Erico falou durante sessão da CVI | Foto: Davi Spuldaro/Divulgação CVI

Financiamento para obras

Em meio ao agravamento da situação financeira do município, o vereador Rubens Angioletti (Podemos) sugeriu mais uma vez que a Prefeitura cancele o financiamento internacional para realização de obras públicas, contratado junto ao Fonplata. Em meados de março ele já tinha feito uma solicitação nesse sentido ao executivo municipal.

“Há tempo para interromper o empréstimo e utilizar apenas o necessário para concluir as obras em execução, para que não fiquem paradas”, informou o vereador. Segundo ele, a flutuação cambial e os juros podem comprometer ainda mais a capacidade financeira do município.

O financiamento junto ao Fonplata foi pactuado em dólar americano quando a cotação estava em R$3,15. Ontem a moeda fechou em 5,83 e não há garantias de que o valor baixe no futuro.