Itajaí ainda não está sentindo os efeitos da seca nas torneiras, mas 27 municípios já estão em estado crítico de abastecimento.
A região de Itajaí está vivendo uma das maiores estiagens dos últimos anos, mas a população urbana ainda não sentiu os efeitos que os agricultores já estão sentindo há mais de uma semana, principalmente no cultivo do arroz irrigado. Se a falta de chuvas continuar, em algumas semanas Itajaí pode começar a sofrer racionamento de água.
De acordo com o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, algumas atitudes devem ser tomadas pela população mesmo quando não há riscos de falta de água. “O consumidor deve evitar desperdícios e manter atitudes colaborativas, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, deixar acumular roupas para usar a máquina de uma só vez, consertar vazamentos, tomar banhos rápidos e reutilizar água para lavar calçadas”, explica Diego.
De acordo com informações divulgadas pela autarquia, praticamente todo o território urbano de Itajaí depende da água tratada fornecida pela rede de abastecimento, assim como o município de Navegantes. Por isso, o monitoramento do nível do rio Itajaí-Mirim está sendo realizado diariamente. Hoje (04) o nível do rio no ponto de abastecimento ainda estava normal, mas em outros municípios próximos a situação já está complicada.