Desde que a Prefeitura de Itajaí anunciou que faria as vacinas de gripe nos idosos em suas residências, muitas pessoas estão com dúvidas sobre como vai acontecer a vacinação. Em primeiro lugar, vale ressaltar que começou hoje (23) a vacinação de idosos e profissionais de saúde. No total, Itajaí tem como meta vacinar quase 17 mil idosos até o final da campanha, previsto para 22 de maio.
Por conta da pandemia do coronavírus, estão sendo tomadas medidas especiais para vacinação, incluindo a vacinação na residência do idoso. De acordo com a Prefeitura de Itajaí, os idosos que moram em bairros que não têm Estratégia Saúde da Família (ESF), como os bairros Centro, Vila Operária, São João, São Judas e Dom Bosco, devem ligar para o Alô Saúde Itajaí pelo telefone 0800 642 5500, informando nome completo, endereço e telefone. Para os idosos moradores dos outros bairros, como já há mapeamento, as vacinas serão realizadas gradativamente nas residências.
Vale ressaltar que, por conta do alto volume de ligações, o Alô Saúde tem ficado congestionado. Leitores reclamaram que não conseguiram contato em várias tentativas. O município está buscando uma maneira de ampliar o número de linhas disponíveis para vencer o congestionamento e permitir que todos consigam ligar. De qualquer forma, a Prefeitura pede que ninguém se desespere, pois todos os idosos serão vacinados. Quem não conseguir ligação hoje, pode tentar novamente amanhã ou em outro dia.
Perguntas & Respostas
Devo sair de casa para tomar a vacina?
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann, explica que neste momento é melhor os idosos ficarem em casa em vez de ir aos postos de saúde. “Os pacientes que tiverem dúvidas podem ligar no Alô Saúde Itajaí para esclarecimentos”, explica. Já os profissionais de saúde devem ir às unidades básicas de saúde com comprovante de ocupação, que pode ser carteira de trabalho, crachá ou holerite.
Como identificar os agentes de saúde?
De acordo com informações oficiais, todos os agentes estarão uniformizados e com crachá de identificação.
O Alô Saúde recebe ligação de celular?
Sim.
Vai haver vacina para quem não é idoso?
Em uma próxima etapa, sim. A partir de 16 de abril começará a vacinação de professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais. Posteriormente, numa terceira etapa, serão vacinadas crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no pós-parto até 45 dias), pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.
Telegram
Para receber as notícias pelo Telegram, entre no canal pelo link t.me/itjdigital
Compartilhar