Itajaí Digital

Vídeo mostra agentes da Guarda Municipal agredindo homem no Cidade Nova

Agentes da GMI agridem homem | Foto: Reprodução

Na madrugada de domingo (14), um homem desarmado foi violentamente agredido por agentes da Guarda Municipal de Itajaí no bairro Cidade Nova. As imagens mostram que as primeiras agressões iniciam logo após a vítima parar a motocicleta e continuam até depois de ele estar imobilizado no chão.

Os quatro agentes que participaram da agressão foram identificados e responderão processo administrativo, mas não foram afastados das funções até a publicação desta matéria. A GMI também não divulgou o prazo para conclusão das investigações.

Confira abaixo um trecho do vídeo de câmeras de vigilância divulgados nas redes sociais.

Em nota oficial, a GMI sustenta a versão dos agentes. De acordo com informações oficiais, ele foi conduzido por direção perigosa, resistência e desobediência.

Em virtude da repercussão em torno da abordagem a um cidadão, na madrugada de domingo, 14 de junho, a Guarda Municipal de Itajaí vem a público esclarecer e elucidar os fatos:

A ação iniciou-se em um posto de combustíveis, na rua Benjamin Dagnoni, no Rio do Meio, por volta da 1h05, quando agentes avistaram um indivíduo tentando se esconder no interior do referido posto, o qual estava fechado.

Foi dada ordem de parada ao masculino, que não obedeceu e, posteriormente, se evadiu do local em alta velocidade pela avenida Antônio Heil, sentido Itajaí.

Durante acompanhamento tático, foram acionadas outras guarnições. Na tentativa de fuga em alta velocidade, o motociclista não obedeceu às ordens de parada emanadas e ainda furou vários sinais de trânsito, além de adentrar em ruas estreitas.

A abordagem foi feita na rua Pedro Zaguini, no bairro Cidade Nova, e, segundo os agentes que participaram da ação, foi neste momento que o motociclista fez menção de estar armado.

Ainda conforme os guardas municipais presentes na ocorrência, durante o procedimento, outro indivíduo tentou resgatar o conduzido, primeiramente com ameaças e xingamentos direcionadas aos agentes. Foi dado voz de prisão também ao autor das ameaças, o qual, igualmente, resistiu com socos e chutes contra os agentes.

Ambos os autores foram conduzidos à Central de Plantão Policial (CPP) para as devidas providências.

Diante do ocorrido, a Coordenação da Guarda Municipal de Itajaí vai instaurar um procedimento administrativo para apurar a abordagem e a conduta dos agentes nesta ocorrência.